Lisboa, 28 nov (Lusa) – O desespero de Sandro Gonçalves, que na década de 90 se desdobrava em empregos pouco qualificados, esteve na origem da empresa Eurorubber em São Paulo, que conta, atualmente, com 45 colaboradores e à procura de parceiros em Portugal.

Fundada há oito anos, a Eurorubber fabrica e comercializa todo o tipo de equipamentos de borracha industrial, contando com instalações na capital e no interior do estado, além de projetos de expansão dentro e fora do Brasil.

A empresa marcará presença no primeiro Fórum de Empresários das Comunidades Portuguesas, agendado para sábado, em Lisboa, na expectativa de encontrar oportunidades de investimento em Portugal.

A idéia é, segundo Sandro Gonçalves, “encontrar possibilidades de expandir” a atividade da companhia através da instalação de uma filial ou da troca de conhecimentos com empresas do mesmo ramo.

“Temos uma filial no interior do Estado de São Paulo, em Itatiba, o que nos possibilitou aumentar não somente a produção e faturamento, mas sobretudo as margens de lucro, devido a fatores que favoreceram a logística. Pensamos que poderia ocorrer o mesmo em Portugal”, disse Gonçalves.

“Obviamente que para tal [investimento], precisaríamos de um estudo mais aprofundado”, adiantou o empresário, filho de um português do Porto e de uma brasileira com ascendência alemã.

Expansão

Se ampliar os seus investimentos a Portugal, o empresário regressará “profissionalmente” ao país onde está a essência da Eurorubber.

Sandro, que trabalha desde os 14 anos em empresas ligadas ao setor, abandonou o Brasil em meados da década de 90, e radicou-se em Portugal onde trabalhou lavando pratos, foi barman e garçom.

Incapaz de agüentar as saudades da família, reuniu as economias conseguidas com o trabalho em Portugal e fundou a dezembro de 2000 a Eurorubber.

Atualmente, dá emprego a 45 colaboradores e em breve deverá inaugurar uma terceira unidade na capital paulista.

A empresa conta com cerca de três centenas de clientes em setores como a construção naval, plataformas petrolíferas e indústrias hidroelétrica e automobilística.

Alcatel, Petrobras, Bradesco, General Motors, Polícia Militar e Prefeitura de São Paulo são alguns dos clientes da empresa, que distribui ainda para marcas como a Goodyear e a Afa.

Apesar de não especificar o volume de negócios, Sandro Gonçalves destaca “o crescimento de mais de 5.000%” em relação ao capital inicial.

O segredo está no “estreitamento” de laços com clientes, fornecedores e funcionários, que, além do salário, recebem uma porcentagem do faturamento da empresa.

“Isso faz com que eles se sintam sócios e a agir como tais”, considera.

Gonçalves, que tem nacionalidade portuguesa há mais de 20 anos, destaca ainda a componente social da Eurorubber que apóia sociedades beneficentes, escolas e muitas instituições da comunidade lusa.

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